Google+

Blumenau em Cadernos recebe homenagens pelos 60 anos de história
Homenagem ao periódico ocorrerá nesta quinta-feira, dia 23, na Câmara de Vereadores.

A Revista Blumenau em Cadernos será homenageada nesta quinta-feira, dia 23, às 19h, pela Câmara de Vereadores. A iniciativa marca as celebrações pelos 60 anos ininterruptos da publicação. Na oportunidade serão lembradas as pessoas da comunidade que fazem parte desta história. Um dos homenageados na cerimônia solicitada pelo vereador Sylvio Zimmermann é o articulista Enéas Athanásio, que há 40 anos escreve a coluna Autores Catarinenses.

Em circulação desde 1957, a Blumenau em Cadernos, em breve, estará também com a sua publicação na versão on-line. “Manter um periódico circulando 60 anos de forma consecutiva é uma verdadeira provocação de resistência perante as novas mídias e dinâmicas virtuais deste mundo globalizado”, salienta a diretora do Arquivo Histórico e Museológico da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), professora Sueli Petry.

Após o falecimento de José Ferreira da Silva, idealizador da revista, em 1973, com anuência dos seus familiares, a FCBlu assumiu a responsabilidade de manter e dar continuidade às suas edições. “O tempo passou e as atribuições evoluíram, transpassaram o aspecto de um instrumento capaz de auxiliar na construção da cidadania, identidade e preservação da memória regional, para transformar-se num periódico que faz parte da historiografia catarinense”, afirma Sueli.

Edição número 1
A primeira edição apareceu em novembro de 1957, com o objetivo de “anotar e discutir todos os assuntos de que possa resultar algum benefício ao povo do Vale do Itajaí”, como também “fugir de discussões políticas e não se envolver em lutas partidárias, nem em polêmicas de natureza religiosa”. A periodicidade da Blumenau em Cadernos é bimensal, sendo que ao longo dos 60 anos o periódico vem resistindo às vicissitudes financeiras e de ordem funcional para cumprir o seu papel. Em termos de historiografia regional, representa um referencial inesgotável para a pesquisa do cotidiano, biografias, política, educação, cultura, sociedade e história da região do Vale do Itajaí, especialmente Blumenau.

A partir de 1997, a Revista Blumenau em Cadernos passou por reformulações essenciais para a melhoria da qualidade dos artigos impressos, bem como do aspecto visual e gráfico da edição. Entre essas reformulações, destaca-se a vinculação da revista ao Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, órgão responsável pela preservação e guarda da documentação histórica e administrativa do município de Blumenau. Também houve a nomeação da professora Sueli Petry como diretora e responsável pela coordenação geral das edições bimensais. Além disso, foi criado um Conselho Editorial com a função de analisar os textos enviados à revista, por meio da emissão de pareceres a respeito de artigos publicáveis ou não, conferindo assim maior cientificidade à publicação.

Saiba mais
Homenagem aos 60 anos da Revista Blumenau em Cadernos
Quando: quinta-feira, dia 23, às 19h
Onde: Câmara Municipal de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 55, no Centro)

Premiações concedidas à revista
- Prêmio Almirante Lucas Alexandre Boiteux, na área de História - 1998, concedido pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina
- Prêmio Destaque - 2002, concedido pela Academia Catarinense de Letras
- Homenagem Especial - 2007, pelos 50 anos de publicação

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 17/11/2017 13:40 - 274 visualizações



Fotos