Google+

Pão e Poesia seleciona 30 trabalhos
Poemas com cheiro de pão serão distribuídos em pacotes para os catarinenses.

Foto: Sérgio Antonello / FCB

Conselheiros da Editora Cultura em Movimento selecionaram os 30 trabalhos que serão publicados nos pacotes das padarias pelo Projeto Pão e Poesia 2015. O objetivo é divulgar o hábito da leitura e o gosto pelos poemas, principalmente às pessoas não familiarizadas com os versos e impossibilitadas de adquirir livros. O projeto, coordenado pela Fundação Cultural de Blumenau, investe no caráter educativo e na formação das pessoas com horizontes mais amplos, capazes de discutir e melhor influir em seu meio, construindo ideias e dividindo emoções.

Os poemas serão impressos em saquinhos de papel Kraft distribuídos nas padarias. A difusão da produção literária de autores universais, nacionais e locais aproveita esse veículo alternativo com endereço e acessos certos. O Pão e Poesia cria um espaço alternativo para a divulgação da literatura através da impressão em cartuchos de pão. Nesta edição, 22 poetas terão seus trabalhos publicados nos pacotes das padarias.

As poesias são impressas diretamente na Incorpel, empresa responsável pela distribuição dos sacos de pão no Estado. Para cada obra selecionada é impressa uma média de 30 mil pacotes de papel com a poesia. As embalagens são distribuídas na região da Grande Blumenau (Gaspar, Timbó, Pomerode, Indaial e Blumenau). Também nas regiões de Criciúma, Orleans, Rio do Sul, Lages e Florianópolis.

Os pacotes são distribuídos pelas padarias clientes da empresa Incorpel. Desde a criação do projeto em 1997 até os dias atuais, já foram impressos milhares de cartuchos de pão. “Assumimos o compromisso de estimular a produção literária assim como o hábito da leitura”, salienta o presidente da Fundação Cultural de Blumenau, Sylvio Zimmermann Neto. “Este é o maior programa de difusão da poesia no Estado de Santa Catarina, além de ser muito bonito e extraordinário meio de promoção da obra literária e do autor”, finaliza.  

Reconhecimento

O Projeto Pão e Poesia recebeu, em 2001, o Prêmio Destaque do Ano, dentro do VI Concurso Nacional "Os Melhores Programas de Incentivo à Leitura junto à Crianças e Jovens de Todo o Brasil", promovido pelo Ministério da Cultura/Fundação Biblioteca Nacional/Proler e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, do Ministério da Educação. Em 2002, foi "Destaque do Ano" pela Academia Catarinense de Letras. Em 2003, conquistou a honraria de "Destaque Literário do Ano", conferida pela Sociedade Escritores de Blumenau.

Os selecionados

Rafael Leopoldo

Reginaldo Costa de Albuquerque

Líria porto

Jorge Carlos Amaral de Oliveira

Carla porto

Geraldo Trombin

Ricardo Mainieri

Rodrigo Mendes Rosa

Ubiratan Moreno Soares

André Luís Soares

Raquel Alice de Souza

Glauber Vieira ferreira

Cláudio Bento

Tchello d´ Barros

Juliana Bernardo

Fernanda Limão

Solange Firmino

André Telucazu Kondo

Julia Souza da Silva

Glauco Paludo Gazoni

Lasana Lukata

Luiza Gomes Henriques

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 07/11/2014 09:43 - 3125 visualizações



Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello / FCB
  • Foto: Sérgio Antonello / FCB