Google+

Palestra marca Dia da Conscientização do Autismo
Evento está programado para o dia 1º de abril no Auditório Carlos Jardim. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Dia 2 de abril é o "Dia Mundial da Conscientização do Autismo". Pensando na contribuição que o Museu de Arte de Blumenau (MAB) pode conferir a essa data, foi firmada uma parceria com o Centro Dynamis para oferecer aos educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, profissionais da área, pais, alunos e público em geral, uma palestra que tratará o tema Autismo: Saúde e Educação. A palestra será no dia 1º de abril, às 19h, no Auditório Carlos Jardim da Fundação Cultural de Blumenau, pelos especialistas Miguel Higuera Cancino e Mirella Cristiane de Souza. Nessa mesma noite, os participantes poderão visitar a exposição Autismo e Identidade, composta por obras criadas por crianças autistas. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

 

A Lei 12.764 de 27 de dezembro de 2012 institui a Política Nacional de Proteção aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Em seu artigo 3º, IV , garante o acesso da criança autista à educação e ao ensino profissionalizante. A escola precisa se preparar não só para garantir o acesso, mas também a permanência do aluno autista.

 

Entender o autismo, compreender que o aluno autista processa as informações de maneira diferente, tem resistência às mudanças, sensibilidade ao barulho, entre outras especificidades e necessidades, requer adaptações na rotina escolar e envolvimento em projeto de inclusão, no qual as diferenças devem ser  respeitadas e utilizadas em prol da aprendizagem.

 

 

A lei

 

 

O ingresso de uma criança autista em escola regular é um direito garantido por lei, como aponta o capítulo V da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), que trata sobre a Educação Especial. A redação diz que ela deve atender a efetiva integração do estudante à vida em sociedade. Além da LDB, a Constituição Federal, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Estatuto da Criança e do Adolescente e o Plano Viver sem Limites (Decreto 7.61/11) também asseguram o acesso à escola regular.

 

 

 

Saiba mais

 

O que: Palestra Autismo: Saúde e Educação

Quando: 1º de abril, às 19h

Onde: Auditório Carlos Jardim - Fundação Cultural de Blumenau

Taxa de inscrição: R$ 10

Vagas limitadas

 

Inscrições e informações adicionais:

E-mail: brunadynamis@gmail.com

Telefones: (47) 3232-7278, 9707-3000 e 9963-1084

 

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 24/03/2015 16:03 - 879 visualizações



Fotos