Google+

Fundação Cultural promove exposição alusiva ao Dia da Consciência Negra
Exposição 'Consciência Negra: Heranças Culturais' ocorre até sexta-feira, dia 24.

O Dia da Consciência Negra é comemorado nesta segunda-feira, dia 20, em todo o País. A data homenageia Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e morreu em 20 de novembro de 1695. Para marcar a ocasião, o Museu de Arte de Blumenau (MAB) preparou a Exposição “Consciência Negra: Heranças Culturais”, com obras das artistas Belíria Boni, Maristela Silveira e Cema Raizer. O público poderá conhecer os trabalhos nesta semana, das 10h às 16h, no Espaço Cultural Cidade de Blumenau, que fica no andar térreo da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu). A entrada é franca.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é fazer uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana, assim como o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. “A sociologia, a política, a religião e a gastronomia, entre várias outras áreas, foram profundamente influenciadas pela cultura negra. Este é um dia de comemorar e mostrar profundo apreço pela cultura afro-brasileira”, salienta a gerente do MAB, Mia Ávila. “No período do Brasil colonial, Zumbi simbolizou a luta do negro contra a escravidão que sofriam os brasileiros de etnia negra. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo”.

Os quilombos, liderados por Zumbi, formavam a resistência ao sistema escravocrata que vigorava, e eram os principais responsáveis pela preservação da cultura africana no Brasil. Zumbi lutou até a morte contra a escravidão, abolida oficialmente em 1888, por meio da Lei Áurea, 193 anos após a sua morte.

Saiba mais
Exposição “Consciência Negra: Heranças Culturais”
Expositoras: Belíria Boni, Maristela Silveira e Cema Raizer
Local: Espaço Cultural Cidade de Blumenau (Rua 15 de Novembro, 161, no Centro)
Visitação: de 20 a 24 de novembro, das 10h às 16h
Entrada franca

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 20/11/2017 09:53 - 177 visualizações



Fotos