Google+

Estudantes participam de exposição ambiental
Engenheira Manoela Drews de Aguiar falou para crianças e adolescentes sobre situação florestal catarinense.

Em prosseguimento às atividades programadas para a 15ª Semana Nacional dos Museus e em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18, a Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) abriu ao público nesta quinta-feira a exposição itinerante Nossas Florestas. A iniciativa conta com a parceria da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Estiveram na abertura do evento o presidente da FCBlu Rodrigo Ramos, a professora e diretora do Patrimônio Histórico e Museológico Sueli Petry e os professores e coordenadores do projeto, Alexander C. Vibrans e Manoela Drews de Aguiar, além de colaboradores das duas instituições.

Para prestigiar a abertura da exposição e participar de palestra proferida pela engenheira florestal Manoela Drews de Aguiar, uma das coordenadoras do projeto, foram convidados 25 alunos do Centro Municipal de Ampliação do Tempo e Espaço Pedagógico da Criança e do Adolescente (Cematepca), que estiveram no Mausoléu Dr. Blumenau acompanhados dos professores. “As crianças participaram ativamente da explanação feita, demonstrando interesse em saber o que é um inventário florestal, como é feita a medição dos troncos das árvores, os tipos de florestas que temos em Santa Catarina, quanto de floresta nativa sobrou em nosso Estado, quais os produtos que utilizamos de nossas florestas, quais as principais ameaças e o que pode ser feito para proteger nossas florestas”, observa a gerente do Museu de Arte de Blumenau (MAB), Mia Ávila.

A mostra chegou ao Mausoléu Dr. Blumenau no momento em que os Estados fazem o levantamento do patrimônio florestal nacional. Santa Catarina foi pioneira na conclusão do Inventário Florístico Florestal, um estudo que tem o propósito de contribuir com a conservação ambiental ao mostrar a importância da preservação.

Os primeiros levantamentos do inventário catarinense começaram a ser executados em 2007. Uma amostragem desse material integra a exposição que chega agora à cidade como parte integrante da 15ª Semana Nacional dos Museus. As visitas com entrada franca ficaram a até 31, das 10h às 16h, de terça-feira a domingo.

 

Saiba mais

Temas tratados na exposição

1. Descubra como é feito um inventário florestal

2. Quanto ainda temos de floresta e outras descobertas

3. Tipos de florestas em Santa Catarina

4. Tipos de plantas

5. Epífitos

6. Pteridófitas

7. Herbário: uma grande coleção de plantas

8. Sucessão florestal

9. A parceria entre plantas e animais

10. Diversidade genética

11. Usando os recursos da floresta

12. Impactos na floresta

13. O que fazer?

 

A exposição possui também três mostruários com materiais utilizados em campo, livros publicados, sementes, madeira e plantas.

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 18/05/2017 18:04 - 210 visualizações



Fotos