Google+

Dia da Luta Antimanicomial leva alegria à FCBlu
Programação com música, exposições e filmes divertiu o público.

A Associação de Amigos, Familiares e Usuários do Serviço de Saúde Mental do município de Blumenau (Enloucrescer) promove no Espaço Cultural de Blumenau, na Fundação Cultural, a exposição referente ao Dia da Luta Antimanicomial. A iniciativa tem a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, dos Centros de Atenção Psicossocial de Blumenau (CAPS) e Universidade Regional de Blumenau (Furb), através da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares. Na tarde de quinta-feira, dia 18, o público participou de uma tarde divertida, com muita música, que teve entre as atrações a Banda Municipal de Blumenau. Os eventos utilizaram o Salão Elfy Eggert, local dos shows musicais e danças, e o Auditório Edith Gaertner, com projeção de filmes, roda de conversa e mostra cultural.

A ação tem objetivo de conscientizar a população para que as pessoas em sofrimento mental sejam reinseridas na sociedade. Trata-se de uma luta pelo fim dos manicômios, reais e simbólicos, e para que estas pessoas sejam acolhidas, cuidadas e tratadas como sujeitos com direito de estar no convívio social.

A exposição no Salão da Memória fica aberta a visitação até 24, sendo também inserida na programação da 15ª Semana Nacional dos Museus. A exposição fotográfica selecionou imagens que representam um comparativo entre a realidade dos manicômios, anterior à reforma psiquiátrica, e as conquistas atuais, referentes à proposta de reabilitação psicossocial. A exposição divide espaço com associados, que, alternadamente, estarão demonstrando as atividades artesanais desenvolvidas pela Associação e nos CAPS.

Saiba mais
Até 24 de maio
Exposição fotográfica - Ação Dia de Luta Antimanicomial
Parceria com Enloucrescer, Secretaria Municipal de Saúde e CAPs Blumenau
Local: Espaço Cultural/Fundação Cultural de Blumenau
Horário: das 10h às 16h (de terça-feira a domingo)

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello 



postada em 18/05/2017 16:06 - 176 visualizações



Fotos
  • Foto: Sérgio Antonello / FCB