Google+

Catarinense transforma faixas cirúrgicas em arte contemporânea
Trabalhos da lageana Sonia Beltrame integram a exposição no MAB.

A exposição "Quem não cuida de si que é terra erra/Firmar-lhe a vida em atadura, dura", que abre nesta quinta-feira, dia 14, no Museu de Arte de Blumenau (MAB), é uma instalação constituída por faixas cirúrgicas bordadas com fios pretos de diversas espessuras. A autora Sonia Beltrame se interessa pela ambivalência contida no fato de os fios servirem para rasgar, prender, amordaçar – “ao mesmo tempo em que podem remendar, alinhavar, aproximar...” O período de visitas vai até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h. Passeio cultural mediado, para grupos, pode ser marcado pelo telefone 3381-6176. A entrada é franca.

A obra remete a corpos em processo de cura, reforçada com o título, retirado de versos do poeta Gregório de Mattos: “Quem não cuida de si que é terra erra/Firmar-lhe a vida em atadura, dura”. “Tomei contato com a obra, musicada por José Miguel Wisnick, o que acabou por completar a intenção maior do trabalho, que se fundamenta na noção de cuidado de si e no universo imersivo que construímos em relações com a alteridade”, revela a artista.

Sonia Beltrame nasceu em Lages (SC), e atualmente vive e trabalha em Florianópolis. Desenvolve sua pesquisa e estudos em arte contemporânea dedicando-se a produção de obras nas áreas do desenho, do bordado e da escultura.

Festa
Durante a festa de abertura da 4ª Temporada de Exposições, o público poderá conhecer Experimento: Revelação fotográfica através da retina, com Ivan Schulze, e Paisagem Sonora, com Alexandre Venera. Também haverá declamações de poetas e escritores representantes da Sociedade Escritores Blumenau (SEB) e Academia de Letras de Blumenau (ALB), além da apresentação da Banda Municipal de Blumenau.

Serviço
Abertura da 4ª Temporada de Exposições no MAB
Data: quinta-feira, 14 de setembro
Horários:
19h: conversa com os artistas
20h: abertura, com lançamento de livro, declamação de poesias e apresentações musicais
Visitação: até 22 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 16h
Visitas mediadas: podem ser marcadas pelo telefone 3381-6176
Entrada franca

Artistas presentes na 4ª temporada
Sonia Beltrame (SC): instalação "Quem não cuida de si que é terra, erra/Firmar-lhe a vida em atadura, dura"
Ana Mähler (RS): exposição de pinturas "Lapidações"
Claudia Lara, Giovana Casagrande e Leila Alberti (PR): objetos e bordado estarão presentes com a exposição "Segredos que habito"
Edu Silva (SP): "Rupturas"
Dhéia Ferrari (SP): exposição fotográfica "Janelas da Alma"

 

Assessor de Comunicação: Sérgio Antonello



postada em 13/09/2017 15:25 - 375 visualizações



Fotos