Google+

Agentes culturais de Blumenau promovem ações teatrais no município
Movimento "Teatrando" vai promover formação de professores e oficinas em escolas.

Com a intenção de incentivar a formação de espectadores para o teatro, agentes culturais de Blumenau criaram uma rede de diálogos para articular as ações teatrais no município. O movimento, intitulado “Teatrando”, refere-se a uma programação que será oferecida ao longo do ano e contará com apresentações de espetáculos, realização de jogos teatrais e mostra amadora de teatro estudantil.

Além disso, a iniciativa vai promover atividades de formação de professores e oficinas em escolas envolvendo os acadêmicos do Curso de Teatro da Universidade Regional de Blumenau (Furb). A ideia é promover uma conexão entre os eventos e com a comunidade escolar. A cerimônia de lançamento do movimento será nesta terça-feira, dia 25, às 19h, na sala S113, na Furb, juntamente com a ação "Conversas Sobre Teatro", promovida pelo Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau.

Fazem parte do grupo de agentes culturais representantes da Prefeitura Municipal de Blumenau por meio Fundação Cultural de Blumenau: Divisão de Cultura e do Departamento de Artes da Furb; Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) e do Festival Nacional de Teatro Infantil de Blumenau (Fenatib).

Participam ainda representantes do Instituto Artes Integradas de Blumenau (Inarti); Sociedade Dramático Musical Carlos Gomes; Serviço Social do Comércio (Sesc); Temporada Blumenauense de Teatro (TBT); Colmeia - Coletivo de Artes; incluindo o Espaço Plural e Carona Escola de Teatro.

Toda a programação do movimento “Teatrando” contará com ações que envolvam professores e alunos das instituições regulares de ensino. Por isso, as escolas interessadas em participar do evento, devem se inscrever pelo e-mail plateiadeteatro@gmail.com. Todas as ações serão articuladas apenas com as escolas devidamente inscritas. 

Atividades
O primeiro evento está programado para junho com o Jote-Titac (jogos de teatro, texto, interpretação, e técnica nas artes cênicas). Concebido pelo artista Alexandre Venera, o jogo tem como proposta a montagem de espetáculos teatrais em três dias, uma corrida contra o tempo. Poderão participar grupos, atores e estudantes de teatro. 

As inscrições, bem como o regulamento e mais informações sobre o evento estarão disponíveis na plataforma virtual, a partir de 4 de maio.

Assessor de Comunicação: Joni César

 



postada em 19/04/2017 17:29 - 257 visualizações



Fotos