Google+

Dia Mundial da Saúde terá ações nas unidades de Blumenau
As ações serão voltadas à comunidade em geral, vigilâncias e programas serviços.

O dia 7 de abril é marcado pelo Dia Mundial da Saúde, que este ano tem como tema definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a depressão. Com o lema “Vamos conversar”, a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, por meio das unidades de saúde do município, irá promover atividades que reforçam formas de prevenir e tratar a depressão. As ações serão voltadas à comunidade em geral, usuária dos diversos serviços de saúde, vigilâncias e programas serviços.

O objetivo é proporcionar visibilidade e fortalecimento das ações no campo da saúde mental, bem como orientar, sensibilizar e desmistificar a doença, que é uma das principais causas de morte no mundo. A depressão, transtorno que afeta pessoas de todas as idades e em qualquer etapa da vida, pode levar ao suicídio. Segundo relatório da OMS, o Brasil é o oitavo país em número de suicídios.

Também será realizado nos dias 27 de abril, 4, 11 e 18 de maio, uma atividade de atualização em Transtornos Mentais e Psicofarmacologia, destinado aos profissionais médicos da rede de saúde.

Onde buscar ajuda
Procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa, onde a equipe fará as avaliações e encaminhamentos necessários. Blumenau conta ainda com três unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps). O Caps I (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), o Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) e o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas). As unidades prestam serviço de atendimento em saúde mental e possuem equipes multiprofissionais, com terapeutas, psicólogos, assistentes sociais, médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagens. Nesses locais é realizado, após o encaminhamento de profissionais das unidades básicas de saúde, o atendimento de pessoas portadoras de sofrimentos psíquicos agudos, crônicos e severos.

 

Assessora de Comunicação: Marília Prado



postada em 06/04/2017 11:24 - 157 visualizações