Google+

Combea lidera mobilização regional para ações de bem-estar animal
Objetivo é alinhar políticas públicas para proteção animal em todo o Médio Vale do Itajaí.

Foto: Eraldo Schnaider

Nesta quinta-feira, dia 9, os membros do Conselho Municipal do Bem-Estar Animal (Combea) se reuniram com representantes das cidades que compõem a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), nas dependências do órgão, em Blumenau. O encontro teve como objetivo o alinhamento de ações e políticas públicas na área de bem-estar animal.

Atualmente, o Combea lidera uma articulação junto às outras 13 prefeituras do Médio Vale para o intercâmbio de informações, levantamento de desafios e estabelecimento de soluções conjuntas pertinentes à proteção animal em toda a região.

Na ocasião, o conselho entregou aos representantes dos municípios uma cartilha que indica diretrizes e sugere a criação de comissões mistas, entre setor público e sociedade civil, para discutir, planejar e executar políticas públicas na área, priorizando num primeiro momento ações educativas focadas na guarda responsável de animais. Entretanto, cada município tem liberdade e autonomia para modificar e adaptar essas medidas de acordo com a sua realidade.

Durante a reunião, também ficou acordado que, após o planejamento de suas ações, as prefeituras vão apresentar um cronograma de execução até o final de 2021, cumprindo assim uma primeira etapa de implantação.

O coordenador do Combea e diretor de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Blumenau, Luis Carlos Kriewall, definiu o encontro como uma marco histórico para o desenvolvimento do bem-estar animal no Médio Vale do Itajaí. “Além desses pontos, a reunião serviu de incentivo para que os municípios se organizem para instituir os seus Conselhos Municipais de Bem-Estar Animal, a fim de garantir maior legitimidade e respaldo na implementação de políticas públicas na área”.

O Conselho Municipal do Bem-Estar Animal fará a sua ultima reunião do ano no dia 14 de dezembro, quando será apresentado um balanço das conquistas obtidas ao longo de 2017, além das ações planejadas para 2018.

Conselho Municipal do Bem-Estar Animal
Instituído em dezembro de 2014, o Combea é composto por representantes do setor público e da sociedade civil, tendo como objetivo auxiliar no planejamento, discussão, elaboração, implantação e avaliação das políticas públicas voltadas à defesa e garantia do bem-estar animal no município de Blumenau.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 10/11/2017 17:38 - 89 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider