Google+

Ação do Dia Mundial de Luta Contra a Aids é realizada no Centro
Na ocasião, a equipe do Cedap realizou cerca de 300 orientações e 140 testes rápidos.

Foto: Eraldo Schnaider

Na sexta-feira, dia 1º, a Praça Dr. Blumenau, situada no Centro de Blumenau, recebeu uma atividade alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A ação foi realizada pela Secretaria Municipal de Promoção da Saúde (Semus), por meio do Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap). Na ocasião, a população teve acesso a orientações sobre as formas de prevenção ao vírus HIV e testes rápidos gratuitos para detecção do HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

Parte integrante do dezembro vermelho, que tem como mote a conscientização da comunidade sobre a prevenção à doença, o evento contou com o envolvimento de 15 profissionais do Cedap. Durante todo o dia, eles realizaram cerca de 300 orientações e 140 testes rápidos, além da distribuição de material impresso, entrega de preservativos e divulgação sobre os serviços prestados na rede municipal de saúde.

“Conseguimos atender todas as pessoas que nos procuraram na Praça. Foi bem interessante, as pessoas elogiaram bastante essa iniciativa. Durante o mês, faremos palestras e coletas em empresas e órgãos públicos. O Cedap está de portas abertas para toda a população”, comentou a coordenadora do Cedap, Shirley Stringari.

Sobre o Cedap
Localizada na Rua Paraíba, 380, no bairro Victor Konder, a unidade abriga o Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites Virais, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.

Atualmente, o Cedap realiza atendimentos para cerca de 2,5 mil pessoas com HIV. Em média, de 30 a 34 novos casos de pessoas com o vírus são diagnosticados mensalmente pela unidade. Em 2017, já foram realizados 41,4 mil testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, o que representa 200 testes rápidos por dia.

O Cedap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. A unidade atende pelos telefones 3381-7800 e 3381-6166.

 

Assessor de comunicação: Felipe Elias



postada em 04/12/2017 14:52 - 79 visualizações



Fotos
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider
  • Foto: Eraldo Schnaider