Google+


Bem-Estar Animal

CEPREAD - Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos

Em Blumenau, existe uma grande demanda de animais domésticos em situação de abandono nas ruas da cidade. Estes animais, submetidos a maus tratos ou condições inadequadas de cuidados, além de serem as principais vítimas, também podem ser agentes causadores de doenças ou incidentes em decorrência de atropelamentos ou transmissão de zoonoses.
Com o objetivo de enfrentar os problemas decorrentes desta triste realidade, a Prefeitura de Blumenau está implantando de forma pioneira, o Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos, a qual denominar-se-à de “Oma Wally Hadlich”, conforme Lei municipal nº 8.001/2014.
 

Perguntas e Respostas

Quais os animais atendidos?
Cães e gatos abandonados dentro do perímetro de Blumenau.


O que o CEPREAD faz?
Oferece aos animais que necessitam, atendimento médico veterinário, seja por estarem feridos, doentes, terem sido vítimas de maus-tratos, atropelados ou até mesmo envenenados.
O objetivo é além de tratá-los, também atuar na parte preventiva, tais como: vacinar, vermifugar, castrar e microchipar (identificação), disponibilizando-o saudável para a adoção, através de uma posse responsável.

Qual o destino dos animais tratados?
Após recuperados, os animais são encaminhados para adoção através de iniciativas promovidas pelo Bem-Estar Animal, ONGs que atuam em prol da causa, e até mesmo defensores independentes,. Podem também serem devolvidos ao local de onde vieram (animal comunitário).

Como você pode ajudar?
Em primeiro lugar, sabendo o que é a posse responsável. Gatos e cachorros necessitam de cuidados, comida e água fresca todos os dias. Precisam também de carinho e amor para permanecer saudáveis e felizes.

O que é posse responsável?
É um ato de responsabilidade, onde ao adquirir um animal de estimação, é importante que você saiba que ele vai passar um longo tempo consigo, e você não poderá “livrar-se” dele simplesmente porque vai viajar ou porque de repente elencou outras prioridades em sua vida. Você precisa se planejar para estes momentos de ausência, ou mesmo de inviabilidade de permanecer com o animal. A adoção é um ato que exige consciência! Inclusive, nunca dê animais de presente a alguém que não mora com você!
O seu animal de estimação também precisa realizar visitas periódicas ao médico veterinário, e ter a sua carteira de vacinação em dia, bem como, periodicamente, tomar banho e dependendo da necessidade, ter seus pelos tosados.

O que fazer em caso de encontrar animais em condições inadequadas?
Nunca leve o animal diretamente ao CEPREAD. Acione sempre o Bem-Estar Animal, pois ele dispõe de veículo e equipe médica veterinária preparada objetivando a correta remoção e o respectivo tratamento, visando não agravar ainda mais a situação por falta de uma abordagem inadequada. 
Ao presenciar um ato de maus tratos contra qualquer animal, denuncie! Ligue 190 ou procure a delegacia mais próxima e registre um boletim de ocorrência.

Como faço para acionar o Bem-Estar Animal?
Registro de ocorrências (ligue para a Ouvidoria): (47) 3381.7770. Você terá sua solicitação registrada e receberá inclusive um número de protocolo. Em caso de necessidade de atendimento de urgência ou emergência, após receber o número de protocolo, você deverá ligar diretamente para o Bem-Estar Animal por meio do telefone (47) 3323.8902 informando este número. O CEPREAD Oma Wally Hadlich, atende das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, sem fechar para o almoço. Telefone de Plantão (47) 9169.6343.