Google+

Bairro Vorstardt

Bairro localizado na margem direita do Rio Itajaí-Açu, na região Leste do município de Blumenau, se limita, ao Norte, com o rio Itajaí-Açu. Ao Sul faz divisa com a Área Rural Leste de Blumenau e o bairro Centro; ao Leste, com a Área Rural Leste de Blumenau e o município de Gaspar e, a Oeste, com o Rio Itajaí-Açu.

A palavra Vorstadt tem sua origem na língua alemã, que significa “antes da cidade/entrada da cidade”. Para quem vinha do litoral, o bairro é o que se localiza antes do centro da cidade. 

O bairro Vorstardt foi criado na administração do prefeito Frederico Guilherme Busch Júnior, pela Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, que dividiu o Perímetro Urbano da Cidade em “Zona Central e Bairros”. 

Fica situado na margem direita do rio Itajaí-Açu, sendo que, inicialmente, era constituído por 14 lotes coloniais, conforme consta no mapa da Colônia de 1864. No dia 18 de agosto de 1942, a principal via do bairro, conhecida popularmente por Beco Lauxe, recebeu o nome oficial de rua Itajaí. Todo o transporte sentido Planalto – Litoral era feito pela via. 

A ligação entre Blumenau e Itajaí foi a primeira rodovia asfaltada do Estado de Santa Catarina. Paralelamente à rua Itajaí seguia a Estrada de Ferro, que iniciava na Ponte dos Arcos - concluída em 1950 e reformada em 1996, quando é denominada Ponte Engenheiro Antônio Ávila Filho, seguindo em direção ao município de Gaspar.
 

Links Relacionados
Perfil Completo do Bairro Vorstadt
Mapa do Vorstadt