Google+

Bairro Vila Itoupava

A região da Vila Itoupava pertencia ao Distrito de Massaranduba. A emancipação do Distrito da Vila Itoupava aconteceu através do Decreto Lei Estadual nº 941, de 31 de dezembro de 1943. A localidade era conhecida por Unter Itoupava Rega. Alguns acham que a palavra Rega tem sua origem na palavra Regen = chuva, por ser uma região montanhosa mais sujeita a chuvas orográficas. Ao longo da estrada geral, atualmente denominada de Rua Erwin Manske, que percorre a área rural, a localidade ainda é chamada de Itoupava Rega.

O perímetro do Distrito de Vila Itoupava foi fixado através do Decreto Lei nº 103, de 24 de janeiro de 1944, pelo Prefeito Bruno Hildebrand. Através da Lei nº 2.022, de 20 de agosto de 1974, na administração Félix Theiss, é definido o perímetro urbano do Distrito.

O distrito dista a 25 km do centro de Blumenau, possuindo 91 km2, destes apenas 7 km2 são de área urbana. Na área rural existem, aproximadamente, 150 km de estradas que são macadamizadas.

A região se caracteriza por morros e vales estreitos. Como atividade econômica predominante, entretanto, pouco expressiva, possui a agropecuária, que é usada, quase sempre, para atender as necessidades de subsistência das famílias.

O Distrito da Vila Itoupava possui algumas características oriundas da colonização, que estão presentes em seu cotidiano. O estilo de construção, o dialeto, os costumes, os jardins defronte as casas e a etnia ainda são bem perceptíveis. Outra atividade cultural bem representada são os tradicionais Clubes de Caça e Tiro.

No mês de outubro de 1896 foi fundado o Schuetzewerein Harmonia que, atualmente, é representado pela Sociedade Recreativa Serrinha. No ano de 1898 foi fundado o Schuetzewerein Itoupava Rega que, em 1939, foi obrigado a mudar sua denominação para Sociedade de Tiro Ipiranga, em função de uma lei federal; e em 1947 passou a chamar-se de Clube de Caça e Tiro Itoupava Rega.
Em 1920 foi criado o Schuetzewerein Einigkeit que, em 1950, passou a denominar-se de Clube de Caça e Tiro União. A Sociedade Recreativa e Esportiva Braço do Sul foi fundada em 26 de outubro de 1952.

Já no dia 13 de maio de 1960 foi fundada a Sociedade Recreativa e Esportiva 13 de maio. Em 21 de maio de 1977 foi fundado o Clube de Caça e Tiro XV de Novembro, localizado no ribeirão Sarmento.

Na área urbana foi criada a Escola Cel. Pedro Christiano Feddersen, em 4 de junho de 1954, onde mais tarde foi transformada em Conjunto Habitacional Cel. Pedro Christiano Feddersen. O local, hoje, é a atual Intendência de Vila Itoupava.

Na área da saúde se destaca a chegada à Vila Itoupava o DRua Alfred Hoess, que em 13 de janeiro de 1924, inaugurou o Hospital Sociedade Beneficente Misericórdia. No dia 14 de novembro de 1963 é fundada a Casa São José, na residência que pertenceu ao DRua Hoess e que hoje, pertence aos padres franciscanos.

Na atividade industrial, que surgiu durante a Primeira Guerra Mundial, a industrialização de banha e derivados de carnes Artur Zindars foi uma das pioneiras. Atualmente, a empresa se chama Indústria e Comércio Zindars, estando situada na área rural da Vila Itoupava.

A indústria mais importante da Vila Itoupava, atualmente, é a Fábrica de Bordados e Cadarços Haco S/A, fundada em 1924. Com aproximadamente 1.000 colaboradores, ela se destaca na fabricação de etiquetas, estando entre as maiores do mundo neste gênero. 

O Distrito de Vila Itoupava é cortado pela SC-474, que foi asfaltada em 1977/78, no trecho Itoupavazinha/Vila Itoupava. Já o trecho da via que vai para Massaranduba, foi retificado e asfaltado em 1983.


Links Relacionados
Perfil Completo Vila Itoupava
Mapa da Vila Itoupava - Parte 1
Mapa da Vila Itoupava - Parte 2