Google+

Bairro Vila Formosa

Na área anexa ao sul do bairro Jardim Blumenau, montanhosa, propícia para moradias e fora das cotas de enchentes, foi criado o bairro Vila Formosa, através da Lei n° 717 de 28 de abril de 1956, na administração de Frederico Guilherme Busch Júnior.

O caminho paralelo à margem esquerda do ribeirão Garcia já constava no mapa da Colônia Blumenau de 1964, quando existia também a demarcação de alguns lotes coloniais. Este caminho, atualmente, é conhecido por rua Hermann Huscher, denominada assim em homenagem a um grande proprietário de terras no bairro Vila Formosa, que inaugurou um curtume no dia 7 de janeiro de 1898.

A administração do então prefeito Dalto dos Reis alargou o caminho. Durante a gestão também foi elevado o nível acima da cota das maiores enchentes, para proporcionar uma alternativa, em épocas de enchentes, de ligação entre o bairro Garcia e o Centro. Em seguida, Dalto dos Reis pavimentou a pista com paralelepípedos.

Nas proximidades do antigo curtume, foi construído o Viena Park Hotel, inaugurado em 11 de setembro de 1995. Defronte ao hotel foi construída a ponte Celso Leon Sales, sobre o ribeirão Garcia, que serviu como ligação entre os bairros Vila Formosa e Garcia. Para possibilitar a ligação, foi executado o prolongamento da rua Gertrud Metzger (que iniciava na rua Amazonas) até a rua Hermann Huscher.

O bairro teve uma redução de área em 2004, quando foi aprovada a Nova Divisão de bairros. Passou a iniciar na rua Hermann Huscher.


Links Relacionados

Perfil Completo da Vila Formosa
Mapa da Vila Formosa