Google+

Bairro Velha Central

O histórico do bairro Velha praticamente coincide com o início da história do município de Blumenau. Pois foi ali, às margens do ribeirão da Velha, em março de 1848, que aportou Dr. Blumenau, acompanhado de seu sócio, Ferdinand Hackradt, com a finalidade de formar uma colônia agrícola.

O bairro Velha pouco se desenvolveu nos primeiros anos de colonização, visto que os lotes eram de propriedade particular do Dr. Blumenau.

Conforme documentos, as terras, conhecidas por Velhapast, pertenciam a Silva Guimarães, que as vendeu em 1844 para imigrantes instalados de forma provisória, às margens do ribeirão da Velha. Não há registros, dessa época, que comprovem a existência de moradores além do ribeirão da Velha.

Quanto à origem do nome dado ao bairro, são muitas as probabilidades: alguns atribuem o nome à existência de uma senhora, de idade bastante avançada, que morava às margens do ribeirão em 1838. Outra versão indica que teria surgido de uma família de prosônimo Velha, que residia na região algum tempo antes da criação da Colônia. 

Há ainda uma terceira versão para o nome dado ao bairro, de acordo com moradores antigos do local. Segundo eles, “Velha” teria surgido no período da colonização quando, o fundador do bairro construiu um engenho. Pouco tempo depois teria erguido outro engenho no Garcia. Quando procurado por alguém, a pergunta era a mesma: estaria ele no engenho velho ou no novo? 

Os historiadores, no entanto, defendem a primeira versão. O que se sabe é que o ribeirão da Velha já constava no mapa da Colônia do Dr. Blumenau em 1864.
 

Links Relacionados
Perfil Completo Velha Central
Mapa Velha Central - Parte 1
Mapa Velha Central - Parte 2