Google+

Bairro Valparaíso

Rotatória que leva para rua Antônio Zendron. Foto: Marcelo Martins.    


Foi criado pela Lei nº. 717, de 28 de abril de 1956, que divide o Perímetro Urbano da Cidade em “Zona Central e Bairros”, na administração do Prefeito Frederico Guilherme Busch Junior. O nome se deve ao loteamento Conjunto Valparaíso, uma homenagem à cidade chilena de Valparaíso.

Antônio Zendron havia comprado o lote de João Gebin, em 1920, onde no local havia uma plantação de abacaxi na vertente da direita e mandioca na vertente esquerda do ribeirão. Com o desmembramento, o caminho da roça se tornou a rua Antônio Zendron, que recebeu a denominação oficial em 28 de agosto de 1952. O bairro é ainda mais conhecido por Zendron do que por Valparaíso. As leis que ampliaram o perímetro urbano deram consistência e desmembramento do bairro Garcia.

A rua Hermann Huscher constava no mapa da Colônia Blumenau em 1864 e fazia ligação dos lotes da margem esquerda do ribeirão Garcia. A rua recebeu sua denominação oficial em 28 de agosto de 1952. Na administração Dalto dos Reis, a rua foi alargada e a calçada foi coberta com paralelepípedos. 

O bairro possui a Sociedade Recreativa e Desportiva Centenário, fundada em 8 de janeiro de 1950. Após três anos, adquiriu-se a área onde foi edificada a sede. A região também contém duas escolas: Escola Estadual Izolete Müller e a Escola Básica Municipal Júlia Stralzhowska. 

No início dos anos 1980, foi aberta uma nova rua ao final da rua Antônio Zendron, permitindo o acesso para o bairro da Velha, mais precisamente ligando a rua Bruno Rüdger. Essa rua é uma alternativa (principalmente em períodos de cheias onde o bairro Garcia fica isolado do Centro), como acesso ao bairro da Velha e outros bairros contíguos, evitando assim o isolamento dos moradores da região sul da cidade de Blumenau. Esta rua é popularmente conhecida como Transviana.

 

Links Relacionados
Perfil Completo do Bairro Valparaíso
Mapa do Valparaíso