Google+

Bairro Tribess

Tribess

O bairro foi criado pela Lei Complementar nº. 489 de 25 de novembro de 2004, que fixou o Novo Perímetro Urbano do Município de Blumenau - Sede e do Distrito de Vila Itoupava e estabeleceu a Nova Divisão de Bairros. Com a promulgação da lei, o bairro Fortaleza teve sua área reduzida para 5,29 Km², o que permitiu a criação do bairro Tribess (3,32Km²) e parte do bairro Nova Esperança.
No mês de julho de 2001, a comunidade do bairro Tribess, através do presidente da Associação de Moradores Hermann Tribess apresentava ofício solicitando ao Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau (IPPUB) transformar o Tribess em bairro, separando-o do bairro Fortaleza. Foi a comunidade que mais participou nos estudos no período de apresentação e discussão da Proposta da Nova Divisão de Bairros.

Bairro localizado na porção Nordeste do município de Blumenau se limita, ao Norte, com o bairro Fortaleza Alta; ao Sul, o bairro Nova Esperança; ao Leste, o município de Gaspar e, a Oeste, o bairro Fortaleza. 

Sua superfície é coberta por vegetação de floresta densa, principalmente na parte Leste em direção do município de Gaspar, onde se encontram os pontos de maior altitude do bairro recortados por pequenos córregos que seguem para Leste em direção ao ribeirão Fortaleza. Nas áreas urbanizadas do bairro a vegetação se apresenta esparsa, em jardins de propriedades particulares e em alguns terrenos desocupados. 

A área urbana de 3,32 km² tem como principais vias a rua Hermann Tribess, que corta o bairro no sentido oeste-norte, e pela rua Júlio Michel, localizada na porção Sul do bairro, a qual segue no sentido oeste-leste. Nessas vias são encontrados estabelecimentos direcionados ao comércio local, à prestação de serviços, órgãos públicos, mas que, no entanto, predomina a ocupação residencial como em todo o bairro. 

No sentido leste e ao interior do bairro, existem muitos espaços de vazios e algumas propriedades voltadas à prática da agricultura e pecuária de subsistência.

 

Links Relacionados

Perfil Completo do Tribess
Mapa do Tribess