Google+

Bairro Salto do Norte

Salto do Norte

A origem do nome se deve aos pequenos saltos do rio Itajaí-Açu, principalmente o salto do lado norte, contíguo ao bairro. Antigamente era uma área rural apenas com denominação local que, posteriormente, com a ampliação da área urbana, ganhou o nome Salto como referência. Não há lei específica para a criação do bairro, sendo que os limites foram demarcados pela Secretaria de Planejamento.
No mapa da Colônia Blumenau de 1864, constava a divisão dos lotes coloniais e o caminho que conduzia ao Badenfurt e Testo Salto. Mais tarde, em 22 de fevereiro de 1962, o caminho foi denominado de rua Pomerode. 

Com a implantação da BR-470, surgiram indústrias, transportadoras, revendedoras de veículos, oficinas mecânicas entre outras atividades. Nas ruas transversais a BR-470, surgiram diversos loteamentos residenciais. As ruas começaram a ser implantadas e denominadas, sobretudo, a partir de 1960, quando as indústrias foram implantadas.

Na rua Marechal Rodon funcionava a Fábrica de Porcelana Condessa, que após ter encerrado suas atividades, foi ocupada pela Fábrica de Chocolates Saturno (que encontrava-se na rua Paulo Zimmermann, bairro Centro). 

A empresa Ártico (encontrava-se na rua São Paulo, bairro Itoupava Seca); a fábrica de Móveis Rossmarch (localizado na rua Dr. Amadeu da Luz, bairro Centro); a Buschle & Lepper (na rua 7 de Setembro, prédio da Royal, bairro Centro) se deslocaram para o bairro Salto do Norte.

A empresa Albany Internacional ,que veio para Blumenau na administração Félix Theiss, também se encontrava neste bairro, sendo que após as enchentes de 1983 e 1984, transferiu-se para o município de Indaial, após grandes prejuízos com as inundações.

Numa área próxima ao trevo de acesso à Itoupava Central (Parada 1), serviu por muitos anos de Aterro Sanitário Municipal, atualmente com a capacidade quase esgotada. Nesta área foi construído o Terminal Urbano Aterro, que realiza a integração de passageiros da região Norte com as demais regiões de Blumenau.

 

Links Relacionados

Perfil Completo do Salto do Norte
Mapa do Salto do Norte