Google+

Bairro Passo Manso

No mapa da Colônia de Blumenau de 1864 constavam parte dos lotes do Distrito no 7 do rio Itajaí-Açu, margem direita e do Distrito no 8 da margem esquerda, ambos com Estrada Geral.

A localidade era conhecida por Stiller Pass, pois num local de águas tranqüilas existia uma balsa que fazia passagem entre as margens direita e esquerda do rio Itajaí-Açu.

A área da margem direita foi decretada área urbana pela Lei n° 1.884 de 25 de outubro de 1972, pelo prefeito Evilásio Vieira. Recebeu, a partir dos anos 70, pequenas empresas que se estabeleceram ao longo do eixo rodoviário principal, ou seja, das ruas Bahia e Bernardo Reiter, destacando-se a Rigesa Papel Celulose, Malhas Soft, Pamplona Eletro Metalurgia, Transportadora Ladema e outras.

A margem esquerda se desenvolveu após a implantação da BR-470, numa pequena faixa entre o rio Itajaí e os morros. Instalaram-se empresas como a Polyfitas Ind. Com de Embalagens, Indústria de Cristais Gianesini, Altenburg Ind. Têxtil, Ind. Maju Têxtil, Santa Clara Veículos.

Em 1870 foi construída a Escola Passo Manso na margem direita.

No ano de 1895 foi criado o Schuetzverein Passo Manso, que no ano de 1938, com o advento da nacionalização, teve que mudar a denominação para Sociedade de Atiradores de Passo Manso. Atualmente, chama-se de Clube de Caça e Tiro Passo Manso.

A ponte de madeira sobre o rio do Testo foi construída, em1900, por Gottlieb Reif. 

Em 1995, a Lei Complementar nº. 83, aprovou e sancionou o novo perímetro urbano da cidade de Blumenau, passando a área urbana de 156 km² para os atuais 206,8 km², mas não alterou os bairros.

A Lei Complementar nº. 489, do ano 2004, fixou o novo perímetro urbano do município de Blumenau-Sede e do Distrito de Vila Itoupava. Através disso, estabeleceu a nova divisão de bairros, legalizando com isto, comunidades que apresentaram um grande adensamento populacional no período 1980-2000 e que eram conhecidas como bairros e que legalmente não eram, como por exemplo o Nova Esperança, o Tribess, a Fortaleza Alta, a Água Verde, a Velha Central e a Velha Grande; anexando o bairro Petrópolis ao bairro Centro e legalizando oficialmente 10 bairros: Fortaleza, Salto do Norte, Salto Weissbach, Passo Manso, Badenfurt, Testo Salto, Itoupavazinha, Itoupava Central, Fidélis e Valparaíso.

 

Links Relacionados
Perfil Completo do Passo Manso
Mapa do Passo Manso