Google+

Bairro Itoupavazinha

No mapa da Colônia de Blumenau de 1864, constava o nome do ribeirão Itoupavazinha e a estrada que partia do bairro Itoupava Norte e fazia ligação com o bairro Testo Salto. Esta estrada ficou conhecida por Snapztrass, (palavra de origem alemã), que significa, Estrada da Cachaça, por existir diversos alambiques na região, sendo conhecida, atualmente, por rua Frederico Jensen, denominação dada em 13 de outubro de 1975. No ano de 1995 foram iniciadas obras de asfaltamento.

Segundo o mapa da Colônia de Blumenau, na margem direita da estrada estavam demarcados 12 lotes e na margem direita 24. Alguns lotes pertenciam ao XI Distrito, localizado na margem direita do ribeirão Itoupava e outros ao XIII distrito, que compreendia a estrada do ribeirão Itoupava até o rio do Testo.

O Schwitzenwerein Itoupavazinha foi fundado em 1907, sendo atualmente conhecido como Clube de Caça e Tiro Itoupavazinha. A Escola Básica Municipal Pedro I, foi fundada em 1956. A rua Arno Delling, foi nominada em 7 de dezembro de 1978. Nesta rua foi criado o distrito industrial, com incentivos fiscais municipais. A estrada geral das Tatutibas recebeu a denominação de Professor Jacob Ineich em 2 de dezembro de 1976.

O bairro foi predominantemente rural até o início dos anos 70, quando a partir desta, surgiram diversas atividades econômicas (principalmente industriais) e loteamentos residenciais. A municipalidade ampliou a Escola Básica Municipal Felipe Schmitt e assim, foi criada a Escola João Joaquim Fronza e recentemente foi construída a Escola João Joaquim Fronza na rua Phillip Bauler.

A Itoupavazinha é cortada pelas rodovias Dr. Pedro Zimmermann (SC-474) e a BR-470, apresentando ainda espaço físico, com características adequadas à implantação de loteamentos residenciais e alguns tipos de indústrias.


Links Relacionados
Perfil Completo da Itoupavazinha
Mapa da Itoupavazinha - Parte 1
Mapa da Itoupavazinha - Parte 2