Google+

Bairro Glória

Foi criado através do Decreto Lei n° 3 de 4 de fevereiro de 1938, pelo prefeito José Ferreira da Silva, que denominou a rua da Glória e o bairro Glória, até então conhecido como o Spectiefe (palavra de origem alemã que quer dizer caminho lamacento ou gorduroso). A Lei n° 717 de 1956 confirma novamente sua criação.

Em 26 de abril de 1920 foi fundado o Clube Musical Glória, nome este que acabou dando a origem ao nome do bairro.

No dia 14 de fevereiro de 1929 foi inaugurada a Escola Paroquial com 63 alunos. Esta escola também servia de capela para a comunidade. A pedra fundamental da Igreja Nossa Senhora da Glória foi lançada em 1942 e a inauguração somente aconteceu em 16 de março de 1947. No dia 6 de agosto de 1942, foi fundada a Sociedade Esportiva Glória.

No ano de 1860, vindo da Alemanha, o Sr. Johann Heinrich Grewsmuehl adquiriu dois lotes, onde construiu uma atafona e uma olaria. Também deu início a uma tecelagem que foi desativada e mais tarde incorporada à Empresa Industrial Garcia. Hoje, esse ribeirão, leva o seu nome.

O bairro da Glória possui saídas para o município de Gaspar, na localidade de Gasparinho e Gaspar Alto, em direção ao município de Guabiruba. 

 

Links relacionados

Perfil Completo do Bairro da Glória
Mapa Da Glória