Google+

Bairro Fidélis

Fidélis


A origem da palavra Fidélis se deve, segundo alguns moradores, ao rio existente na região que os primeiros moradores diziam em dialeto alemão a seguinte frase: fluss geht gans fidel - que quer dizer este rio corre mansamente, e a palavra fidel na forma aportuguesada passou a ser pronunciada de Fidélis.
Situação semelhante aconteceu com o Morro da Laguna, onde existia uma erva daninha, a camarrita (erva que apresenta denso enraizamento), que os primeiros moradores chamavam de lacuna, daí surgindo do aportuguesamento a palavra Laguna.
O primeiro morador a adquirir terras no Fidélis foi Wilhelm Lanker em 1867. 

O bairro apresentava uma extensão de 0,5 Km2 até o ano de 1995, quando foi sancionada a Lei Complementar nº 88, de 8 de junho de 1995, que ampliou o perímetro urbano de Blumenau, onde o bairro passou a possuir uma área de 11,3 Km2. 

O bairro apresenta áreas relativamente planas, sendo que após o aumento do perímetro urbano, viabilizou-se a implantação de indústrias e outras atividades econômicas, loteamentos residenciais, etc. 

O loteamento COHAB I foi criado em 1986, ficando conhecido por Vila Jonas Neves e o loteamento COHAB II, no ano de 1994. Para atender esta comunidade foi implantada a Escola Básica Jonas Rosário Neves, uma Unidade Pré-Escolar e uma Creche Pré-Escolar. Na rua Professor Hermann Lange situa-se a Escola Reunida Municipal Rodolfo Hollenveger, um Centro Social e uma Unidade Avançada de Saúde.

Embora o bairro apresente potencial para atividade agrícola, desenvolve-se com mais tenacidade a atividade de cerâmica com a produção de telhas e tijolos.

A igreja da Comunidade Evangélica foi inaugurada em 1951.

 

Links Relacionados

Perfil Completo do Fidélis
Mapa do Fidélis - Parte 1
Mapa do Fidélis - Parte 2