Google+

Bairro Bom Retiro

Foi criado em 28 de abril de 1956, pela Lei nº. 717, na administração de Frederico Guilherme Busch Júnior. Inicialmente o local era conhecido por Jammerthal (Jammer = inhame) - uma planta que existia em forma abundante às margens do ribeirão Retiro.

No mapa da colônia de Blumenau, datado de 1864, consta que nesta pequena bacia foram demarcados sete lotes. A tranquilidade que inspirava o estreito vale por onde passava o ribeirão Retiro deu a origem ao nome do bairro: Bom Retiro. 

O primeiro caminho que acompanhava o ribeirão deu origem à atual rua Hermann Hering, denominação estabelecida em 30 de agosto de 1948. A atual rua Tiradentes, que foi nominada em 18 de agosto de 1942, chamava-se rua Bruno Hering. A rua Porto Alegre, antigamente conhecida como Travessa Kronberger, foi criada em 30 de julho de 1978, e a rua Victor Hering recebeu seu nome em 18 de maio de 1961, através da Lei nº. 1020.

A indústria Têxtil Hering teve início com Hermann Hering, em 1880, onde os trabalhos eram feitos com tear manual. Posteriormente, a atividade foi impulsionada por energia elétrica, gerada por uma pequena queda d’água existente no vale.

O produto confeccionado, inicialmente, era vendido de porta em porta pelo próprio Hermann Hering. A empresa começou a tomar vulto com a construção de uma fiação, em 1910. Posteriormente foram construídas novas unidades na região da Água Verde (proximidades da rua General Osório) e na rua Itororó/Caçadores, ambas no bairro da Velha; e no bairro Itoupavazinha (proximidades da BR-470). Com seu crescimento, a empresa passou a ser conhecida fora do município, tornando-se uma das maiores malharias da América Latina.

 
Links Relacionados
Perfil Completo do Bom Retiro
Mapa do Bom Retiro