Google+

Bairro Badenfurt

Badenfurt

Apesar do Distrito constar no Mapa da Colônia de Blumenau de 1864, permaneceu como área rural até três décadas atrás, quando diversas leis determinaram a ampliação das áreas urbanas e suburbanas.
O nome Badenfurt, que quer dizer, caminho de Baden, cujos imigrantes oriundos de Baden, Alemanha, iniciaram a colonização nesta área, a partir de 1860. 

A Estrada Geral que fazia ligação da Ponte do Salto ao Badenfurt, passou a ser denominada de rua Pomerode, em 1962, pois seguia em direção ao município de Pomerode. No ano de 1864 foi construída a primeira escola no Distrito, tendo como professor Bruno Schramm, sendo a escola sustentada pela comunidade.

A Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi fundada em 1865, sendo a primeira capela construída na Colônia Blumenau. No dia 7 de julho de 1872 foi inaugurada a Igreja Evangélica, que foi construída pelos primeiros imigrantes. Em 27 de setembro de 1891, o Pastor Runte inaugura a nova igreja.

Heinrich Hemmer Senior possuía uma ferraria e fabricava balanças decimais. No ano de 1903, Hemmer pôs uma tabuleta, em sua ferraria, com a inscrição: Compro mel em qualquer quantidade, surgindo com isso a partir de 1915 a Cia Hemmer Indústria e Comércio S/A.

O Schuetzenwerein Badenfurt foi criado em 18 de abril de 1926 e com o advento da nacionalização passou a ser denominado de Clube de Caça e Tiro Badenfurt.

No ano de 1929 é instalada a rede de distribuição de energia elétrica. Com a implantação e asfaltamento da BR-470 e a rodovia Werner Duwe (ou SC-418), ouve um maior desenvolvimento do bairro. A implantação de empresas como a Universal Veículos, Posthaus, Benauer Tecnologia de Ar e Meio Ambiente, Plásticos Cremer, Molas Obenaus, Distribuidora Nacional de Veículos, Auto Posto Blumenau e outras, mudaram as características do bairro, tornando a área rural em urbana.

 
Links Relacionados

Perfil Completo do Badenfurt
Mapa do Badenfurt - Parte 1
Mapa do Badenfurt - Parte 2