EXPOSIÇÃO DE
TRABALHOS
Local:
FURB, campus 1,
em frente à biblioteca – Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava
Seca.
O III EBEA terá uma mostra de
exposições de trabalhos escolares de educação ambiental, assim como nas edições
anteriores. A exposição será realizada nos períodos matutino e vespertino nos
dois dias do evento.
Professores responsáveis devem
preencher este
formulário de inscrição.
Antes de realizar a inscrição, leia
o regulamento.
LISTA DE MINICURSO E
OFICINAS OFERECIDAS NO III EBEA
Local:
FURB, campus 1,
bloco J – Rua Antônio da Veiga, 140, Itoupava Seca.
Obs: As vagas são limitadas, sendo necessário fazer a inscrição antecipada na(s)
oficina(s) de interesse. NÃO HÁ necessidade de se inscrever na oficina
“Resgatando saberes e hábitos para se ter mais saúde
através do uso de plantas medicinais”, pois será em local aberto à comunidade.
Para informações sobre certificação, leia o edital.
Modelo da
ficha de carimbo de oficinas aqui: Download
Data |
Horário |
Curso |
21/6 (quarta-feira) |
14h30
às 17h30 |
Minicurso
de formação para educadores |
Data |
Horário |
Oficinas |
22/6 (quinta-feira) |
9h às
10h30 |
-
Aves nos fragmentos urbanos de Blumenau
- Plantei um broto na casca do ovo - Reaproveitamento da matéria
orgânica utilizando composteira -
Resgatando saberes e hábitos para se ter mais saúde
através do uso de plantas medicinais |
15h15
às 16h30 |
- Horta orgânica -
Restauração para a vida -
Soluções caseiras para higiene e limpeza -
Resgatando saberes e hábitos para se ter mais saúde
através do uso de plantas medicinais |
Informações sobre o curso
Dia 21 de junho – Vespertino
Auditório do Bloco J |
Metodologias
e vivências de educação ambiental na sala de aula - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Carlos Frederico
Bernardo Loureiro |
Duração |
Três horas, com intervalo para café |
Público-alvo |
Educadores |
Nº de participantes |
200 |
Objetivos |
Abordar a necessidade,
importância e maneira de fazer educação ambiental na escola; incentivar
professores a desenvolver e executar projetos de educação ambiental com seus
estudantes e a inserirem a temática no currículo escolar de forma transversal. |
O que será
desenvolvido |
Metodologias,
práticas e experiências de educação ambiental na sala de aula e no currículo
escolar. |
Informações sobre as oficinas e
inscrições
Dia 22 de junho – Matutino
Sala J-500 |
Aves nos
fragmentos urbanos de Blumenau - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Carlos Eduardo Zimmermann |
Duração |
De uma hora e meia a uma hora e 45 minutos |
Público-alvo |
Público em geral |
Nº de participantes |
25 |
Objetivos |
Apresentar e discutir a
importância da conservação das áreas de APP urbanas para a preservação das
aves silvestres. |
O que será
desenvolvido |
Aula teórica em sala com multimídia;
aula prática em campo para observação das espécies de aves. |
Sala J-504 |
Plantei um broto na casca do ovo - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Ana
Gloria Nunes e Silva |
Duração |
45
minutos a 1 hora |
Público-alvo |
Crianças
de 4 a 13 anos |
Nº
de participantes |
40 |
Objetivo |
Ensinar
a fazer o reaproveitamento de sementes e resíduos orgânicos da nossa própria cozinha
para produção de novas mudas e produção do próprio alimento, fechando
corretamente o ciclo da planta e tornando esse processo sustentável. |
O
que será desenvolvido |
Plantio
de brotos na casca de ovos; conversa sobre sementes (como reaproveitá-las e
viabilizá-las para plantio); conversa sobre compostagem e sustentabilidade na
prática. |
Sala J-507 |
Reaproveitamento
da matéria orgânica utilizando composteira - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Giovani
Rafael Seibel (ABC/Mais Bicicletas) |
Duração |
Uma
hora e meia |
Público-alvo |
Estudantes
e professores |
Nº
de participantes |
25 |
Objetivos |
Incentivar
o reaproveitamento da matéria orgânica; construir composteiras;
identificar a importância das minhocas na produção de húmus; destacar a
função do chorume. |
O
que será desenvolvido |
Apresentação
de uma composteira em funcionamento; benefícios do
reaproveitamento de matéria orgânica e dos produtos resultantes (húmus e
chorume); importância das minhocas no processo de compostagem; construção de composteiras. |
Tenda
em frente à biblioteca (não há necessidade de inscrição) |
Resgatando
saberes e hábitos para se ter mais saúde através do uso
de plantas medicinais – Não precisa Inscrição |
Ministrante |
Participantes do Grupo da Horta Medicinal do
Ambulatório Geral da Velha |
Duração |
Até duas horas e meia (9h às 11h30) |
Público-alvo |
Público em geral |
Nº de participantes |
Indeterminado, pois será em local aberto ao público |
Objetivos |
Demonstrar a importância da valorização do saber
popular sobre plantas medicinais para uso no cotidiano, como protagonista no tratamento
e/ou alívio de sintomas de doenças simples e/ou como complementares;
partilhar a experiência dos últimos dois anos com o desenvolvimento do grupo
da horta medicinal no Ambulatório Geral da Velha, projeto desenvolvido em
parceria com professor da Universidade; aproximar a comunidade de atividades
na área de educação ambiental, proporcionando ampliação das ações intersetoriais na esfera municipal; desenvolver rodas de
conversa para sensibilizar mais pessoas sobre a importância do uso das
plantas medicinais no cotidiano; distribuir mudas, sementes e estaquias de
plantas medicinais, preparadas pelo grupo para doação a quem interessar. |
O que será desenvolvido |
Rodas de conversa; orientações em grupo e ou
individuais; distribuição de mudas, sementes, estaquias de plantas medicinais
e serviremos chá. |
Dia 22 de junho – Vespertino
Sala J-500 |
Horta Orgânica - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Mikaella Yoná |
Duração |
De uma hora e meia a uma hora e 45 minutos |
Público-alvo |
A
partir de 10 anos |
Nº de participantes |
25 |
Objetivo |
Ensinar
a fazer e manter sua própria horta caseira. |
O que será
desenvolvido |
Teoria
sobre o cultivo de plantas e prática de plantio. |
Sala J-504 |
Soluções caseiras para higiene e limpeza - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Letícia
Maria Klein |
Duração |
Uma
hora e 15 minutos |
Público-alvo |
Público
em geral |
Nº
de participantes |
20 |
Objetivo |
Mostrar
como é possível usar produtos naturais para higiene pessoal e limpeza da
casa, contribuindo para a conservação dos bens naturais, a manutenção da saúde
e economia de dinheiro. |
O
que será desenvolvido |
Ensinar
como usar vinagre, bicarbonato de sódio, sabão de coco, óleo de coco e cascas
de frutas cítricas para limpar a casa e o corpo e como fazer compostagem em
casa. Será feita uma receita de pasta de dente caseira. |
Sala J-507 |
Restauração para a vida
- INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Cintia
Gizele Gruener |
Duração |
Uma hora |
Público-alvo |
Estudantes
de sexto e sétimo ano |
Nº de participantes |
20 |
Objetivos |
Proporcionar
uma reflexão sobre a importância da preservação dos ambientes naturais e
despertar o interesse para a restauração de áreas prioritárias. |
O que será
desenvolvido |
Com o auxílio de projeção audiovisual, serão explorados os
seguintes temas: a vida na Terra (base da vida e o que demandamos para a
nossa sobrevivência); o mundo nos dias atuais (ser humano e sociedade, desgastes das áreas naturais, atual situação da
fauna e da flora - contexto mundial e local); a hora de mudar (restauração
dos ambientes naturais – conceitos, metodologias e ações); mão na massa
(dinâmica de grupo – redes de interação). |
Tenda
em frente à biblioteca (não há necessidade de inscrição) |
Resgatando
saberes e hábitos para se ter mais saúde através do
uso de plantas medicinais - INSCRIÇÃO |
Ministrante |
Participantes do Grupo da Horta Medicinal do
Ambulatório Geral da Velha |
Duração |
Até três horas e meia (13h30 às 17h) |
Público-alvo |
Comunidade em geral |
Nº de participantes |
Indeterminado, pois será em local aberto ao público |
Objetivos |
Demonstrar a importância da valorização do saber
popular sobre plantas medicinais para uso no cotidiano, como protagonista no
tratamento e/ou alívio de sintomas de doenças simples e/ou como
complementares. Partilhar a experiência dos últimos dois anos com
o desenvolvimento do grupo da horta medicinal no Ambulatório Geral da Velha,
projeto desenvolvido em parceria com professor da Universidade. Aproximar a comunidade de atividades na área de
educação ambiental, proporcionando ampliação das ações intersetoriais
na esfera municipal. Desenvolver rodas de conversa para sensibilizar
mais pessoas sobre a importância do uso das plantas medicinais no cotidiano. Distribuir mudas, sementes e estaquias de plantas
medicinais, preparadas pelo grupo para doação a quem interessar. |
O que será desenvolvido |
Rodas de conversa; orientações em grupo e ou
individuais; distribuição de mudas, sementes, estaquias de plantas medicinais
e serviço de chá. |