Google+

50 Parcerias Municipais para o Clima

PROJETO "50 Parceiros climáticos municipais até 2015"
Parceria WEINGARTEN - BLUMENAU (BRASIL)

Desde o final de 2014, as cidades de Weingarten (ALE) e Blumenau (BRA) participam da quarta fase do Projeto "50 Parceiros climáticos municipais até 2015"

O projeto é financiado pelo engajamento global / Agências de Serviços das Comunidades em cooperação com a Associação Nacional Agenda 21 NRW e o Ministério Federal para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico Alemão (BMZ).

Objetivo
Em um período, de cerca de 18 meses, um total de 50 autoridades locais alemãs irão desenvolver em conjunto com os seus parceiros do sul, programas de ação para proteção e adaptação do clima.

Descrição
Uma Parceria Municipal para o Clima é uma cooperação contínua e estruturada de duas municipalidades na área da mitigação e adaptação às mudanças climáticas. No âmbito do projeto, as parcerias municipais desenvolvem Programas de Ação concretos, estipulam seus objetivos e medidas e alocam recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Parcerias para o Clima podem ser realizadas no âmbito da geminação de cidades ou em forma de parcerias temáticas.

Saiba quais são os objetivos do projeto
 Aproveitando o amplo know-how dos municípios, o projeto fortalece parcerias de cidades alemãs com municípios no Sul Global cujo intuito é a mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
 O assunto da mitigação e adaptação às mudanças climáticas é integrado sistematicamente no trabalho de parceria.
 As parcerias municipais elaboram programas de ação concretos, estipulam objetivos e medidas e alocam recursos às políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

O que é um Programa de Ação?
Por meio deste projeto, encorajamos os municípios a empenhar-se, juntamente com seus municípios parceiros, pela mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O Programa de Ação constitui a base desta cooperação. Para tanto, os atores municipais (administração, políticos e sociedade civil) iniciam um processo participativo com o objetivo de elaborar um programa de ação bilateral concernente à mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Os programas de ação descrevem tanto os objetivos globais como as medidas concretas de
mitigação e adaptação às mudanças climáticas nas diversas áreas de atuação (indústria, comércio, serviços, transporte, domicílios, e administração pública). Os programas de ação definem atividades nos dois municípios e medidas que vão ser tomadas no curto, no médio e no longo prazo. Os programas de ação são elaborados em etapas, de acordo com um manual que define o seguinte procedimento:
 Informação e comunicação
 Estruturas operacionais
 Inventário
 Definição de diretrizes
 Elaboração do Programa de Ação
 Processo de melhoria contínua
Destarte, os programas de ação, partindo de uma análise criteriosa do leque de estratégias, programas, projetos e capacidades dos municípios envolvidos, contribuem para a sistematização e institucionalização das estruturas operacionais das parcerias para o clima. Os resultados do inventário induzem à identificação dos eixos temáticos dos programas de ação que, por sua vez, refletem as demandas dos municípios parceiros.

Contato


Marcelo Schrubbe
Secretário Municipal de
Conservação Manutenção Urbanae-mail: marceloschrubbe@blumenau.sc.gov.br

Tel.: 55 47 3381.6155 | 55 47 99613.3122
 
 

 

 

Links Relacionados
​GIZ Agência Brasília
Parcerias Munipais para o Clima
Prefeitura apresenta projeto de parceria com cidades alemãs
Parceria Internacional
Mudanças Climáticas
Cooperação Municipal para o Desenvolvimento
Dialog Global Caderno 32
Fotos Encontro Nicarágua
Service Eine Welt
Facebook Servicestelle Kommunen in der Einen Welt
Weingartner Delegation Besucht Blumenau In Brasilien
 

Documentos Relacionados
Parcerias Municipais para o Clima
Conhecimento Alemão
KlimapartnerSchaft mit Blumenau
Bericht Weingarten